terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Felizes para sempre

Se não quisermos experimentar frustrações ou decepções, é melhor ficarmos longe do amor, pois, se amarmos, devemos saber que, por melhor que seja a relação, um dia acontecerão frustrações inesperadas, expectativas não correspondidas, desilusões e reconhecimentos tardios. Se procurarmos pessoas perfeitas para amar, é melhor vivermos isolados, porque elas simplesmente não existem. Por vivermos e lidarmos com pessoas imperfeitas, devemos aprender a consquistar, a reconquistar, a superar obstáculos e a contornar limites.
Existem homens que nunca equiparam o seu eu para dizerem à mulher da sua vida: «O que posso fazer para te tornar mais feliz?», «Ensina-me a amar-te», «Onde é que falhei sem perceber?». São heróis entrincheirados com receio de se expor. Têm medo de ser dóceis e generosos. Falam de tudo, mas não de si mesmos. A sua capacidade de amar está fragilizada e fragmentada. E quando falo nos homens, falo o mesmo para mulheres.
A verdade é que todos nós, homens e mulheres, queremos o perfume das flores, mas o problema é que muitos não têm a coragem de sujar as suas mãos para as cultivar. Muitos pensam que tudo cai do céu e que não é preciso irmos à luta. O amor é a mais delicada planta do universo. E sem cuidado, ela não sobrevive. Sem protecção não resiste aos invernos nem aos problemas. Já dizia no Principezinho: "Foi o tempo que perdeste com a tua rosa que fez tua rosa tão importante."; "Os homens esqueceram essa verdade, disse a raposa. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...". E é triste que muitas pessoas se tenham esquecido disso. Que é preciso cuidar da rosa, porque se não ela morre, assim como o amor. E porque não haveremos de lutar pelo que nos faz feliz e por aquilo que amamos? Será que somos assim tão egoístas e não nos queremos mais dar ao trabalho?
Nos dias de hoje, parece que é sempre mais fácil simplesmente desistir. E é tão raro ver o "Felizes para sempre" que acontece nos livros dos contos de fadas. É difícil, porque o tal "Felizes para sempre" dá trabalho, e a verdade é que, na vida real, não se é sempre feliz a toda a hora, pois também vão existir momentos tristes ou muito tristes até. Mas apesar de ser raro acontecer, eu sei que ainda acontece. E fico feliz quando vejo pessoas que o conseguiram. E admiro muito essas pessoas. Os que conseguiram e os que continuam a lutar por isso. Fazem-me ganhar forças para acreditar...

1 comentário: