terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Amor próprio e bom senso

Sou uma pessoa que gosta sempre de acreditar no bem e nas boas intenções das pessoas, apesar de todos os defeitos que estas possam ter. Tento sempre olhar para o seu lado bom e para tudo o que têm de melhor. Mas aprendi da pior maneira que ser assim pode ser extremamente mau e destruidor para nós mesmos. Porque simplesmente existem pessoas que não merecem que sejamos assim para elas. E no final da história, quem sai mais magoado e desiludido somos nós. Sim, somos nós, que acreditavamos no bem das pessoas e que achavamos que estas queriam o nosso melhor e a nossa felicidade, mas que no final de contas, acabaram por nos magoar como nunca ninguém o fez e fizeram coisas que nunca pensamos que fossem capazes de nos fazer.
 Hoje, vejo que sempre tentei arranjar desculpas e justificações para as más atitudes das pessoas. Ou era porque se calhar estavam maldispostas, ou era porque se calhar não pensaram bem no que tinham dito, ou era porque estavam tristes com alguma coisa, ou era porque estavam a passar por uma fase complicada, ou era porque têm uma vida difícil, ou era porque tiveram certos problemas no passado, ou era porque estavam cheias de trabalho e muito ocupadas, ou era porque era a sua maneira de ser e não faziam por mal, ou era porque outra coisa qualquer que tinha corrido mal. E isso é errado. É certo que todos nós erramos, mas quando alguém começa a cometer o mesmo erro vezes seguidas connosco é porque não está a ser merecedor do nosso amor. 
Existem certas coisas que nunca deveríamos permitir que fizessem connosco, e por vezes permitimos, porque parece que nos esquecemos do cérebro atrás e agimos apenas com o coração. E eu acho que sim, devemos amar alguém com todo o nosso coração, mas existem certas coisas que não podemos permitir, há que estabelecer limites. Quando embarcamos numa relação, quer seja uma relação de amor, uma relação familiar ou uma relação de amizade para com alguém, há que levar sempre o bom senso connosco. Porque quando começamos a permitir determinadas coisas, muitas vezes estamos-nos a esquecer de nós próprios e do nosso amor próprio. Se não tivermos respeito por nós mesmos, a verdade é que ninguém o vai ter. E quando isso acontece, as pessoas apoderam-se de nós e vão fazendo connosco o que querem e entendem, aproveitando-se da nossa boa vontade. E uma coisa que aprendi, é que não podemos estar à espera que nos tratem sempre bem. Temos que ensinar ao outro como é que queremos que nos tratem. Se habituarmos as pessoas que amamos, de uma maneira que elas saibam que iremos estar sempre ao seu lado, independentemente de tudo o que possam fazer, elas vão acabar por se desleixar e posteriormente acabarão por nos tratar mal, porque afinal de contas, elas sabem que as amamos apesar de tudo. Se quisermos ser realmente felizes temos que primeiro de tudo, ter amor próprio e respeito por nós mesmos. Temos que ser inteligentes e audazes o suficiente para perceber que existem coisas que simplesmente não se podem tolerar e ponto final. E quando formos capazes de enxergar isso, aí sim iremos ser tratados como queremos e seremos muito mais felizes.

1 comentário: